Dos anos 1990 aos dias atuais

Relatos que focalizam a trajetória das atividades extensionistas, trazendo à luz seus vínculos estreitos com a formação graduada em Nutrição, desde a criação do INU UERJ até os dias atuais.

Em destaque, depoimentos que nos remetem aos primórdios do nosso Internato Rural, à inserção do INU na Policlínica Piquet Carneiro e no Restaurante Universitário Bruno Alves dos Santos.

Acesse os Documentos online

Assista os Depoimentos em vídeo

Internato Rural Multidisciplinar
Projeto de extensão

Primeiro projeto de extensão em que o INU participa juntamente com as Faculdades de Medicina, Enfermagem e Odontologia levando alunos de graduação a municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro.

ECO 92

Conferência no Rio de Janeiro

Participação do INU na Conferência das nações Unidas sobre Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO 92)

Criação do Núcleo de Extensão

Articulando ensino e pesquisa

Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), que busca promover um processo educativo, cultural e científico, articulando ensino e pesquisa de forma indissociável, e viabilizando uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

As ações de extensão se organizam de acordo com as oito áreas temáticas definidas pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão quais sejam: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, e trabalho. Essas ações têm caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum.

Criação da Divisão de Nutrição do HUPE

O INU no Pedro Ernesto

O INU participou da reestruturação do Serviço de Nutrição e da criação da Divisão de Nutrição do HUPE.

DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde

Revista Online

Criação da revista que originalmente recebeu o nome de CERES: Nutrição & Saúde.

CONSEA

Representação no Conselho

INU passou a ter representação no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional.

Departamento de Alimentação e Nutrição na PCC

Presença na Policlínica

Inauguração desse Departamento na Policlínica Piquet Carneiro

Restaurante Universitário

Estágio e internato em Alimentação Coletiva

Foi inaugurado o Restaurante Universitário no Campus Maracanã.

Desenvolvido com forte participação do INU, o projeto integra as atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro da universidade.

As atividades de ensino são realizadas através de estágio e internato curriculares em Alimentação Coletiva do INU.

Inovanutri Jr

Criação da Empresa

Criação da Empresa Junior, envolvendo docentes e estudantes do INU.

Word Nutrition Rio 2012

Evento mundial na UERJ

Evento mundial realizado na UERJ, organizado pela World Public Health Nutrition Association (WPHNA) em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO) e com o apoio de diversas instituições, destacando o INU.

Feira Agroecológica

Feira no Campus Maracanã

Inaugurada a Feira no Campus Maracanã, onde passaram a ser comercializados alimentos agroecológicos e artesanatos, produtos agrícolas processados de fabricação própria e alimentos para consumo na hora de fabricação própria.

Conversas do INU

em defesa da UERJ

Realização de encontros de mobilização em defesa da UERJ.

Acesse os depoimentos sobre este período

Luciana Castro e Jorginete Damião

As atividades de Extensão no INU e na UERJ