Professora Maria de Fátima França
APRESENTAÇÃO
Maria de Fátima França é Professora Aposentada do Departamento de Nutrição Aplicada do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Vivenciou o período em que o Curso de Nutrição foi ministrado pelo Departamento de Nutrição da Faculdade de Enfermagem, quando esteve à frente da criação do Estágio em Nutrição Clínica no Hospital Universitário da UERJ.
Participou ativamente do processo de proposição e criação do Instituto de Nutrição, onde ocupou os cargos de Chefe do Departamento de Nutrição Aplicada e Vice-diretora do INU.
DEPOIMENTO
Poucos professores e muitos alunos.
Havia o Departamento de Nutrição, na Faculdade de Enfermagem da UERJ, que recebeu os alunos do Curso de Graduação em Nutrição do Instituto Annes Dias.
Eu estava no término do segundo ano de Residência no Hospital da Lagoa e fui chamada para ministrar disciplinas na área da Patologia e Dietoterapia.
Eu estava no término do segundo ano de Residência no Hospital da Lagoa e fui chamada para ministrar disciplinas na área da Patologia e Dietoterapia.
Éramos poucos professores. Cada um de nós ficava responsável por duas a três disciplinas. Poucos professores e muitos alunos.
Na época, a professora Dulce Borges Caccavo era a chefe do Departamento de Nutrição da Faculdade de Enfermagem da UERJ.
Criação do Internato em Nutrição Clínica no HUPE UERJ
Então, eu apresentei a ideia de criação de um estágio em Nutrição Clínica que funcionasse diariamente, até sábado e domingo, 12 horas ao dia. Conseguimos a aprovação dos chefes dos demais departamentos e realizamos o melhor estágio que eu conheci: iniciava-se, então, o Internato em Nutrição Clínica, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da UERJ.
Conseguimos mais professores contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Fazíamos seleção com entrevistas e provas.
Com o passar dos anos, o que mais nos incomodava era estarmos ainda vinculados à Enfermagem. Sentíamos necessidade de mostrar que, mesmo sendo poucos professores, poderíamos criar uma Unidade Acadêmica própria com seus departamentos e cumprir satisfatoriamente as nossas obrigações.
Lutamos pela nossa autonomia e conseguimos a criação do Instituto de Nutrição. A professora Conceição de Carvalho foi a primeira diretora desse novo Instituto e eu, coordenadora do Internato em Nutrição Clínica.
Criação do Internato em Nutrição Clínica no HUPE UERJ
Éramos incansáveis. Nós nos instalamos no 12° andar do Pavilhão João Lira Filho, no Maracanã, e recebemos o Bloco D e parte do F, que reservamos para laboratórios. Começamos a crescer e um bloco da UERJ era pequeno. Lutamos. Nessa época, tivemos coragem, entramos em greve, com apoio dos alunos. Foi uma vitória linda. Éramos poucos e tudo foi feito com muito carinho e amor.
Entendo que o Instituto de Nutrição cresceu. Considero muito importante enfatizar que houve uma semente regada diariamente por professores e alunos, pessoas que fizeram e fazem parte desse lugar maravilhoso!
Rio de Janeiro, abril de 2023
Maria de Fátima França
Éramos incansáveis. Nós nos instalamos no 12° andar do Pavilhão João Lira Filho, no Maracanã, e recebemos o Bloco D e parte do F, que reservamos para laboratórios. Começamos a crescer e um bloco da UERJ era pequeno. Lutamos. Nessa época, tivemos coragem, entramos em greve, com apoio dos alunos. Foi uma vitória linda.
A UERJ e o Instituto de Nutrição
Por volta de 1987…
Em pé da esquerda para a direita:
Professoras Maria de Fátima França, Sheila Torres Nunes e Dulce Borges Caccavo
Sentadas da esquerda para a direita:
Professoras Ana maria Wandelli, Henise Valente, Conceição Sintz e Marcia Vila Bela
Em primeiro plano da esquerda para a direita:
Servidor administrativo, Chefe de Secretaria Sônia Duboc e Professora Olívia Maria Ferreira Schneide