Anos 2000 em diante

A criação e a consolidação do Programa de pós-Graduação Stricto sensu em Alimentação, Nutrição e Saúde, assinalando os investimentos na infraestrutura e na organização interna dos docentes em torno da formação de pesquisadores e da pesquisa no INU.

A criação dos cursos de mestrado e doutorado como marco no forte crescimento acadêmico e em novos direcionamentos conceituais nas atividades de formação e de desenvolvimento da pesquisa no INU UERJ.

Acesse os Documentos online

Assista os Depoimentos em vídeo

Criação do Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Curso de Mestrado Acadêmico
Uma primeira iniciativa

Esta foi a primeira iniciativa concreta no sentido da construção da pós-graduação Stricto sensu no INU.

Carecendo ainda de mais investimento, a proposta foi reformulada e reapresentada no ano seguinte.

Fonte: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Deliberação nº 029/2006. Autoriza a criação do Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Curso de Mestrado Acadêmico. Rio de Janeiro, 07 de julho de 2006.
Documento 90
2007
Aprovação do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde (PGANS), Curso de Mestrado Acadêmico

Programa com nota 4 na CAPES

Já reformulado e trazendo parcerias com o IBRAG e com o IMS, o programa foi aprovado na CAPES com nota 4, possibilitando caminho para apresentação de proposta de curso de doutorado.

Fonte:

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Deliberação nº 018. Autoriza a reformulação do Programa de Pós-graduação em Nutrição, que passa a ser denominado Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde, Curso de Mestrado Acadêmico. Rio de Janeiro, 03 de julho de 2007.

Documento 91

Novos Laboratórios e Núcleos de Pesquisa

Laboratórios e Núcleos inaugurados

Como parte das atividades vinculadas ao PGANS e fortalecendo a graduação, foram inaugurados:

• Laboratório Interdisciplinar de Avaliação Nutricional
  • Laboratório de Fisiologia e Patologia da Nutrição
  • Núcleo de Estudos sobre Alimentação e Cultura – NECTAR
  • Núcleo de Estudos em Nutrição e Fatores de Estresse – NENFE
  • Núcleo de Estudos em Epidemiologia Social da Nutrição Materno Infantil – NEESNUMI
  • Núcleo de Estudos em Transtornos Alimentares e Obesidade – NETAO

Outros laboratórios e núcleos de pesquisa foram criados posteriormente em movimento de expansão e fortalecimento do PGANS.

Criação do Curso de Doutorado no PGANS

Inicio de atividades

Mais uma vez, obteve sucesso junto à CAPES, iniciando de imediato as atividades relativas à seleção de alunos para sua primeira turma.

Fonte:

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Deliberação nº 004/2009. Autoriza a Reformulação do Curso de Mestrado Acadêmico e a criação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde, com a mesma área de Concentração do Mestrado. Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2009.

Documento 92

Novo laboratório

O LEING

Inauguração do Laboratório para Estudos de Interação entre Nutrição e Genética – LEING no bloco F do Pavilhão João Lyra Filho.

Mais um laboratório

Expansão do PGANS

Inauguração do Laboratório de Cultura de Células, seguindo na expansão do PGANS e completando a utilização do bloco F do Pavilhão João Lyra Filho com tal finalidade.

Reformulação do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde.

Ajustes ao programa.

Nessa etapa, foram realizados ajustes pedagógicos e administrativos às atividades do programa.

Fonte:

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Deliberação nº 045/2009. Autoriza a Reformulação dos Cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Rio de Janeiro, 25 de julho de 2019.

Documento 93

Primeira Professora Titular do INU

Titulação

Nesse ano, o INU começa a ver seu quadro de docentes alcançar essa titulação.

Story 2

Acesse os depoimentos sobre este período

Tais relatos nos dão conta de que esse período traz as marcas da intensa presença de docentes do INU nos processos de criação do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Alimentação e Nutrição e da própria criação da Á de Avaliação Nutrição na CAPES.

Magna Maria Cottini da Fonseca Passos

As primeiras iniciativas na pesquisa e na pós-graduação

Flávia Fioruci Bezerra, Isabelle Santana e Julio Beltrame Daleprane

Os laboratórios e núcleos de pesquisa

Egberto Gaspar de Moura

Parceria com o IBRAG, criação do Fórum de Programas em Alimentação e Nutrição e da Área Nutrição na CAPES.

Kenneth Rochel Camargo Jr

Parceria com IMS e Área Nutrição na CAPES

Shirley Donizete Prado e Francisco Romão Ferreira

Criação do PG ANS como programa interdisciplinar, a criação do Fórum de Programas em Alimentação e Nutrição e da Área Nutrição na CAPES.

Inês Rugani e Luciana Maldonado

Internacionalização da linha de pesquisa Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva.

Fabiana Bom Kraemer

Internacionalização na linha de pesquisa Ciências Sociais e Humanas em Alimentação.

Julio Beltrame Daleprane

Internacionalização na linha de pesquisa Nutrição Básica, Experimental e Clínica.