Magna da Fonseca Passos

APRESENTAÇÃO

Magna Maria Cottini da Fonseca Passos se graduou em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982). Realizou mestrado na França, entre 1992 e 1994, pela Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) na área de Nutrition et Dietetique de L’adulte. Concluiu o Doutorado em 1999, na área de Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Foi Professora Adjunto do Departamento de Nutrição Aplicada do Instituto de Nutrição da UERJ. Procientista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Bolsista de Produtividade do CNPq, nível 1C. Possui experiência na área de Fisiopatologia da Nutrição, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: programação, desnutricão, lactação, função tireóidea, obesidade, Síndrome Metabólica e atividade física.

Orientou alunos de mestrado e Doutorado na Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental (Clinex) e na Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde do Instituto de Nutrição da UERJ.

Foi membro da DOHaD (International Society for Developmental Origins of Health and Disease), tendo participado como conferencista convidada pelo comitê científico do 5th International Congress of Developmental Origins of Health and Disease, Austrália, 2007. Participou da rede de pesquisa ResearchGate desde 2011.

Magna Maria Cottini da Fonseca Passos

DEPOIMENTO

As primeiras iniciativas na pesquisa e na pós-graduação

Eu fico muito feliz de estar participando do projeto Memórias do Instituto de Nutrição, em um momento em que o nosso instituto assumiu uma importância muito grande para o ensino e também para a pesquisa da Nutrição no nosso estado e no nosso país.

Quando eu comecei como professora em 1986, nós éramos poucos professores. Com muita vontade de trabalhar e de crescer, porém com pouca estrutura e também com pouco incentivo para isso. Nós tivemos que lutar muito contra a inércia e contra as desigualdades no apoio à pesquisa que sempre existiram na comunidade acadêmica e científica. Mas não esmorecemos e insistimos com muito afinco e muita garra até chegarmos aonde estamos, hoje.

Me lembro com muito orgulho de ter participado de uma forma bastante consistente junto com as professoras Cecília Noronha, a Célia, Marina Nagelli [1] e outros professores desde o início até a consolidação da especialização em Nutrição e mais tarde ainda na implantação da Pós-graduação stricto sensu. As reuniões foram muitas, muitas reuniões nos vários departamentos para irmos construindo esse processo de implantação do mestrado, e posteriormente veio o doutorado.

Foi também muito importante a nossa expansão para outros institutos de pesquisa, desenvolvendo parcerias na pesquisa científica e dessa forma nos inserindo no complexo de pesquisa do centro biomédico, principalmente.

Hoje eu sou uma professora aposentada que vai estar sempre lembrando com orgulho deter participado de momentos tão importantes, particularmente aqueles associados ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação no nosso instituto.

Rio de Janeiro, abril de 2023

Magna Maria Cottini da Fonseca Passos

registros

Pessoas citadas ao longo do depoimento