Criação dos cursos de especialização
Dos anos 1980 aos dias atuais
registros que focalizam os movimentos de criação simultânea de diversos cursos de especialização no INU UERJ.
Esse período pode ser considerado estratégico na transição para a futura criação do Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde e seus cursos de mestrado e doutorado
Acesse os Documentos online
Assista os Depoimentos em vídeo
O INU participou da criação dessa modalidade de treinamento em serviço.
Aqui estão os primórdios do Curso de Especialização em Nutrição na Modalidade Residência criado em 2017.
Iniciativa derivada de parceria entre a UERJ e o Instituto Nacional do Câncer (INCa), o curso previa duração de dois anos e integralização em 1.275 horas, compreendendo 16 disciplinas
Fonte:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Deliberação nº 009/91. Autoriza a criação de Especialização em Nutrição na Área de Oncologia. Rio de Janeiro, 27 set 1991.
Foi aprovado um pequeno ajuste no número de disciplinas do curso que encerrou suas atividades após a segunda turma.
Fonte:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Deliberação nº 42. Altera o art. 4º da Deliberação nº 009/91 que autoriza a Criação do Curso de Especialização em Nutrição na Área de Oncologia. Rio de Janeiro, 28 de dezembro de 1994.
Aqui tem início um novo movimento no INU com a criação de quatro cursos de especialização, praticamente, ao mesmo tempo.
Objetivou-se angariar recursos para o desenvolvimento de pesquisas e dar suporte a outras iniciativas acadêmicas no INU.
O Curso, desenhado no DNBE, previa integralização em 555 horas correspondendo a 25 créditos obrigatórios e com duração de 18 meses, dos quais seis meses para a elaboração da monografia.
Fonte:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Deliberação nº 33 Autoriza a criação. Rio de Janeiro, 20 de agosto de 1998.
Seguindo o espírito desse tempo no INU, foram criados mais três cursos Lato sensu:
- Nutrição Materno-Infantil no DNS;
- Nutrição Clínica Infantil no DNA; e
- Terapia Nutricional no DNA.
Com integralização entre 450 e 465 horas, esses cursos assimilavam-se também em termos de atividades e tempo para sua conclusão.
Fonte:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Deliberação nº 26. Autoriza a criação do Curso de Especialização em Nutrição Materno-Infantil. Rio de Janeiro, 28 de julho de 2000.
Documento 73UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Deliberação nº 35 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Nutrição Clínica Infantil. Rio de Janeiro, 08 de novembro de 2000.
Documento 74UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Deliberação nº 39. Autoriza a criação do Curso de Especialização em Terapia Nutricional. Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2000.
Documento 75
Em demonstração de aproximação de interesses entre os Departamentos do INU, três cursos de especialização promoveram ajustes finos em suas práticas pedagógicas e administrativas, observando datas muito próximas.
Fonte:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Deliberação nº 001. Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Terapia Nutricional. Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2003.
Documento 76UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Deliberação nº 003. Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Nutrição Materno-Infantil. Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2003.
Documento 77UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Deliberação nº 034. Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Nutrição Clínica Infantil. Rio de Janeiro, 26 de agosto de 2003.
Documento 78
Curso oferecido pelo INU em conjunto com a Divisão de Nutrição do Hospital Universitário Pedro Ernesto e com o Departamento de Alimentação e Nutrição da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ, seguindo a regulamentação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde e fazendo parte da Comissão de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da UERJ.
Fonte:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Deliberação nº 007. Autoriza a criação do Curso de Especialização em Nutrição na Modalidade Residência. Rio de Janeiro, 06 de abril de 2017.
De todos os quatro cursos em vigor, apenas este permaneceu em atividade após a criação do PG Alimentação, Nutrição e Saúde para o qual migraram vários docentes.
Fonte:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Deliberação nº 26. Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Terapia Nutricional, que passa a denominar-se Curso de Especialização em Nutrição Clínica. Rio de Janeiro, 07 de outubro de 2021.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Non enim iam stirpis bonum quaeret, sed animalis. Fortemne possumus dicere eundem illum Torquatum?
Acesse os depoimentos sobre este período
Josely Correa Koury
Narrativas acerca dos primeiros passos no desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação
Veja também
anos 1980 aos dias atuais
anos 1980 aos dias atuais
anos 1980 e 2000
anos 2000 em diante