Criação e Instalação do INU
De 1980 a 2000
Em seguida à criação formal do INU, vêm um conjunto de medidas institucionais, como adequação do currículo aos moldes da UERJ e ajustes mais pontuais ao seu desenvolver.
Simultaneamente, vai-se dando a organização administrativa da nova unidade acadêmica e sua instalação física no Pavilhão João Lyra Filho.
Acesse os Documentos online
Assista os Depoimentos em vídeo
Cerimônia realizada no Pavilhão Paulo de Carvalho, sede da Faculdade de Enfermagem, foi anunciado o encerramento do Departamento II de Nutrição e a independência do Curso de Nutrição.
Correram mais dois anos até a instalação do Instituto de Nutrição em espaço físico próprio.
Fonte: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Universitário. Resolução nº 519/84. Cria o Instituto de Nutrição. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 1984.Documento 30
O Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da UERJ aprovou essa primeira reforma curricular no mesmo dia da criação do Instituto de Nutrição pelo Conselho Universitário.
O novo currículo estabeleceu um mínimo de 8 períodos e máximo de 12 períodos, para integralizar 3.300 horas/aula, equivalentes a 148 créditos.
Metade da carga horária dos estágios foi dividida entre Tecnologia de Alimentos, Nutrição Normal em Saúde Pública e Nutrição Normal em Empresa e a outra metade foi destinada à Dietoterapia.
A Deliberação também definiu os Departamentos do Instituto de Nutrição, incluindo as disciplinas correspondentes:
- Nutrição Básica e Experimental (DNBE)
- Nutrição Aplicada (DNA)
- Nutrição Comunitária (DNC)
Fonte:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino e Pesquisa. Deliberação nº 116/84. Regula o Currículo Pleno do Curso de Nutricionista. Rio de Janeiro, 31 out 1984.
Realização do 1° concurso docente.
Estruturação física de salas para Direção, três Departamentos, Secretarias, Centro Acadêmico e para as aulas no 12° andar do Pavilhão João Lyra Filho, bloco D
Inauguração dos Laboratórios de Técnica Dietética e de Bromatologia servindo para aulas práticas do Curso de Nutrição.
Esses laboratórios foram instalados no Bloco F do 12° andar do Pavilhão João Lyra Filho, onde também havia salas de aula.
Mais tarde, esses laboratórios também passaram a ser utilizados no desenvolvimento de atividades dos Cursos de Mestrado e Doutorado, além de novos laboratórios que foram criados com esse mesmo fim.
Foi realizado um pequeno ajuste no cômputo para integralização em 3.315 horas/aula, equivalentes a 149 créditos.
Fonte:
No texto dessa Deliberação, há certa equivalência entre a formação graduada em Nutrição e a própria Unidade Acadêmica, uma vez que o Departamento é referido ao Curso de Nutrição e não ao Instituto de Nutrição.
Fonte:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino e Pesquisa. Deliberação nº 015/92. Modifica o nome do Departamento de Nutrição Comunitária para Departamento de Nutrição Social do Curso de Nutrição. 31 ago 1992.
Programa do Evento
Esse evento desdobrou-se na conformação do núcleo de conhecimento atualmente identificado como Alimentação Coletiva no interior do Departamento de Nutrição Aplicada.
Fonte:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino e Pesquisa. Deliberação nº 033/96. Transfere de Departamento a disciplina Estágio Supervisionado de Nutrição Normal em Empresa. Rio de Janeiro, 25 set 1996.
Através do DNBE, iniciou-se uma série de iniciativas voltadas para a apresentação de novas disciplinas para a graduação e Nutrição e para todas os demais cursos de graduação da UERJ.
Fonte:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino e Pesquisa. Deliberação nº 034 /98. Cria a disciplina Utilização de Nutrientes como Eletiva, do Departamento de Nutrição Básica e Experimental do Instituto de Nutrição. Rio de Janeiro, 20 de ago de 1998
Inauguração de mais um laboratório servindo para aulas práticas do Curso de Nutrição.
Fonte:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino e Pesquisa. Deliberação nº 034 /98. Cria a disciplina Utilização de Nutrientes como Eletiva, do Departamento de Nutrição Básica e Experimental do Instituto de Nutrição. Rio de Janeiro, 20 de ago de 1998.